Como Divulgar uma Campanha Eleitoral Eficazmente
As eleições presidenciais portuguesas de 2021 irão ter lugar em 2021 e, por sua vez, as eleições autárquicas irão ser realizadas em setembro/outubro. Nestas últimas, serão disputados a eleição para 308 Presidentes de Câmaras Municipais ( Vereadores e Assembleias Municipais). Também serão eleitos os Presidentes das Juntas de Freguesia das 3091 Assembleias de Freguesia.
Os candidatos estarão cientes das inúmeras plataformas digitais e meios eletrónicos que têm à sua disposição para transmitir as suas ideias. No entanto, existe um meio que garantirá que as suas ideias políticas e programas eleitorais cheguem aos eleitores. o meio impresso.
Coloque a Mensagem na frente dos Potenciais Eleitores
Entregue material de comunicação eleitoral impresso na caixa de correio dos seus potenciais eleitores.
A distribuição de folhetos porta a porta já provou ser uma das formas mais eficazes para as organizações promoverem e venderem os seus produtos/serviços; é isso que os candidatos devem fazer, “vender-se” e vender as suas ideias ao eleitorado.
E porque os candidatos terão uma forte concorrência dos seus opositores políticos, é fundamental que o seu material de comunicação impresso se destaque dos restantes folhetos que enfrentará forte concorrência de seus oponentes políticos, é vital que seu material impresso se destaque de todos os outros folhetos que disputam a atenção do potencial eleitor.
O que o Folheto Eleitoral deve dizer ao Potencial Eleitor
Deve falar, essencialmente, sobre o candidato. Muitos eleitores chegam às urnas sem muitas vezes saberem os nomes dos candidatos em quem estão a votar!
O seu nome deve estar bem posicionado no folheto, com uma fotografia a cores de boa qualidade e numa pose que condiga com a sua personalidade, e qual o partido político que representa (ou independente). Deve também indicar alguma informação sobre si que entenda ser relevante para o seu eleitorado.
O seu folheto também deve ter um título chamativo, um texto explicando a sua visão e objetivos, de forma sucinta e bem escrita. Assinale as suas políticas eleitorais com marcadores.
Deve também ter a data da eleição; uma breve nota pessoal; uma chamada à ação (vote em mim!); os contatos; e informação legal exigível.
Tamanho do Folheto
Quanto maior a informação disponível sobre o candidato, melhor! Por isso, o folheto deve ter o tamanho que o orçamento possibilitar.
Entendemos que um folheto A4 frente e verso seria o tamanho ideal. No entanto, um A4 de um lado ou um A5 de dois lados, pode ser suficiente para um candidato transmitir os pontos principais da sua campanha eleitoral.
O candidato também pode beneficiar das vantagens da Internet e ter seu próprio website onde pode ter mais informação. Pode, inclusive, levar os potenciais eleitores ao seu website mandando imprimir o seu endereço do site no seu folheto e tornando-o o seu Call to Action.
Qualidade do Papel do Folheto
Acredite ou não, o tipo de papel em que será impresso o folheto causará uma boa (ou má) impressão nos seus potenciais eleitores. Subconscientemente, um eleitor em potencial lerá um folheto impresso num papel de qualidade como sendo de um candidato com mais fiabilidade do que outro que apresenta um folheto impresso num papel leve e barato, com uma impressão péssima. Pense bem, qual dos folhetos é que leria?
O Tempo Voa
Está demonstrado que a divulgação e distribuição de folhetos pelos candidatos, em épocas de eleições, é uma ferramenta de comunicação poderosa e que suporta a campanha de rua que os políticos fazem nas suas “arruadas”.
Na ARS temos muita experiência em campanhas na eleição de candidatos. Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, não hesite em contatar-nos.
