Frequência de Marketing e Alcance de Marketing – Distribuição de Folhetos

Numa estratégia de marketing, nem sempre os métodos ao dispor são de escolha intuitiva. Há dois termos, especialmente, a ter em atenção: a frequência de marketing e o alcance de marketing. Sabe qual é a diferença entre ambos?

O que é frequência de marketing?

O termo frequência em marketing diz respeito ao número de vezes que um único consumidor é exposto a um determinado anúncio numa única campanha publicitária, sendo que o número mágico de um anúncio para influenciar o comportamento do consumidor é três. Para entender melhor este conceito, damos como exemplo um motorista que muda para uma estação de rádio diferente, sem querer, e acaba por ouvir um anúncio, sendo que nunca mais ouve o anúncio novamente. Então, a frequência de marketing é baixa e provavelmente não funcionará. No entanto, se ele ouvir o mesmo anúncio repetidamente na mesma estação de rádio, a frequência de marketing será mais alta e pode influenciar as suas decisões de compra.

O que é alcance de marketing?

O termo alcance do marketing é diferente. Não se trata do número de vezes que um anúncio é visto ou ouvido por um determinado consumidor, mas sim do tipo de consumidor que está exposto a ele, ou seja, refere-se a consumidores únicos (que pode ser baseado em idade, sexo, área residencial, extrato social) que podem estar mais interessados num produto/serviço. Em geral, o alcance do marketing trata de alcançar pessoas específicas através das suas campanhas publicitárias, não tendo em conta a frequência do marketing.

Por que alcance e frequência nem sempre combinam?

A frequência e o alcance do marketing nem sempre funcionam juntos. Muitas vezes acontece que um anúncio de marketing possa fazer uma coisa e não fazer a outra.

Por exemplo, anúncios de TV durante as séries de TV mais populares serão vistos pelas massas repetidamente, mas o tipo de pessoa que os vê pode não ter os mesmos dados demográficos específicos que a empresa definiu como target. Temos outro exemplo, ao invés, em que um patrocinador de um único podcast será anunciado apenas uma vez, mas muitos podcasts são muitas vezes nichos e atraem um público-alvo.

É claro que existem algumas estratégias de marketing que podem fazer bem as duas coisas. A publicidade nas redes sociais é uma delas porque esses anúncios são vistos por públicos específicos, mas podem ser repetidos com frequência em dias consecutivos ao longo do tempo. No entanto, existe um método mais económico.

Aproveite Frequência e Alcance com a Distribuição de Folhetos

A distribuição de folhetos é um método de marketing que pode encontrar um equilíbrio preciso entre a frequência e o alcance do marketing. A distribuição de folhetos tem uma taxa de alta frequência porque o folheto permanece em casa do consumidor por uma média de 38 dias, podendo ser consultados várias vezes.

Depois de adquirir os folhetos para a distribuição, pode contratar a ARS para os seus distribuidores os distribuí-los, colocando-os em locais específicos para serem vistos por todos os consumidores, ou para serem distribuídos num determinado horário ou local específico.

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